Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Operadora de telefonia enganada por estelionatário indenizará consumidor fraudado

Empresa é responsável por não chegar integridade e autenticidade dos contratantes

Publicado por José Milagre
há 9 anos

A 3ª Câmara de Direito Civil do TJ manteve decisão que condenou empresa de telefonia a bancar indenização por danos morais, no valor de R$ 25 mil, em favor de consumidor que teve seu nome inscrito no cadastro de maus pagadores sem sequer ser cliente da operadora. Ocorre, segundo os autos, que terceira pessoa de má-fé, mediante a utilização de documentos falsos, firmou contrato com a empresa em nome do consumidor, e não pagou pelos serviços efetivamente utilizados.

A operadora apelou ao TJ para sustentar que não ficou comprovado o abalo moral e que, como houve fraude praticada por terceiro, foi também vítima do estelionatário. A câmara, entretanto, confirmou o entendimento de 1º grau, de que a empresa não agiu com prudência ao analisar os documentos apresentados pelo estelionatário de quem diz ter sido vítima.

"É possível concluir que a ré foi negligente no tratamento do caso. Era de sua incumbência empreender todas as diligências no sentido de verificar a autenticidade e validade dos documentos e das informações que lhe foram apresentadas, por ocasião da celebração do negócio. Entretanto, assim não agiu e deve, por isso, suportar as consequências daí advindas", concluiu o desembargador Marcus Tulio Sartorato, relator da matéria. A decisão foi unânime (Ap. Cív. N. 2014.056793-6).


Fonte: http://portal.tjsc.jus.br/web/sala-de-imprensa/-/operadora-de-telefonia-enganada-por-estelionatario-...

  • Sobre o autorAdvogado especialista em Crimes na Internet, Startups e Proteção de Dados
  • Publicações123
  • Seguidores303
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações943
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/operadora-de-telefonia-enganada-por-estelionatario-indenizara-consumidor-fraudado/177175922

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)